sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Que valores estamos passando aos nossos alunos?




Reciclagem e meio ambiente

No século XXI, a Educação deve favorecer a sustentabilidade da Vida no Planeta, portanto, o conhecimento só faz sentido se for aplicado em beneficio do ecossistema na qual fazemos parte. Sabemos que, até hoje, a fragmentação do conhecimento apenas levou o homem à fragmentação do conhecimento da própria vida. Como ele só aprendeu a cuidar das partes sem a visão do todo, somente uma base educacional transdisciplinar é capaz de convocar todos os educadores e educandos para um olhar global, cuidadoso e responsável, para a sustentabilidade da vida.
Fazer emergir a consciência de que somos apenas uma partícula no universo e que temos a responsabilidade que temos pela vida do Planeta.

Educação física ( jogos, lazer e recreação)

O jogo é muito importante porque promove a aprendizagem, seja ela informal ou formal. O jogo, o brincar e a brincadeira acontecem dentro e fora da escola.
Quando propomos jogos, alem dos objetivos cognitivos a serem alcançados, esperamos que as crianças sejam capazes de:
Respeitar limites;
Socializar-se;
Criar e explorar a criatividade;
Interagir;
Aprender a pesquisar,
Aprender a aprender.
Celso Antunes afirma que devemos falar de jogos que atribuam um estimulo ao crescimento, ao desenvolvimento cognitivo, aos desafios ao viver, e não de jogos que promovam a competição entre pessoas, que levam somente a derrota e vitória: “ em outras palavras, todo jogo pode ser usado para muitas crianças, mas sobre a inteligência será sempre pessoal e impossível de ser generalizada.
As crianças, e as crianças dentro de nós, preferem aprender pela excitação da descoberta e da participação.

Hora do conto

A infância é a fase que mais caracteriza a criatividade pura e a imaginação, é importante pais e professores estarem atentos aos meios de comunicação que sejam mais adequados. Numa época em que a internet, o radio, a televisão e o cinema são tão freqüentes e expressam os valores de uma sociedade capitalista e utilitarista, faz-se necessário retomar uma literatura herdada de povos seculares e que atravessou os anos.
A literatura nada mais é do que uma fonte saudável de alimentação à imaginação infantil. A palavra tem sua beleza própria, mas somente reconhece quem sabe usa-la:
..... identificação, pelo prazer que toda leitura com pretensões a ser de algum proveito deve provocar na alma da criança, para alem de qualquer simplismo de expressão, ou do puro retrato físico de uma modalidade de ser e de sentir, que a criança permanentemente luta por transcender. ( JESUALDO,1978, P. 30)
As histórias infantis podem, assim, trabalhar na formação moral, social e literária, estabelecendo uma intima relação entre o “ segundo mundo”, o qual todas as crianças apresentam em seus momentos particulares, e a transposição de real.



Que tipo de crianças procuramos formar com este projeto ?

Queremos uma criança capaz de se auto-regular dinamicamente e de sentir, processar e gerar respostas à informações afetiva e cognitiva que recupera e recebe do ambiente, que graças a sua vitalidade e curiosidade se constrói e descobre a si mesma: seu corpo,movimentos, expressões e emoções, seus pensamentos e afetos. Desejamos uma criança que seja formada a partir dos seus interesses e potencialidades, segundo seu ritmo pessoal de aprendizagem, através do jogo, da arte e da exploração do seu ambiente.
Desenvolver um trabalho, respeitando cada etapa de seu desenvolvimento.
Segundo Bernard Shan ( 1856 a 1950), “ a escola é um edifício com quatro paredes e o amanhã dentro dele”
Ela deve ser um local de afetividade, que apresenta sua existência nos rostos, nas mãos e nas palavras de cada criança e de cada educador, que almeja, politicamente, uma sociedade mais justa.
Queremos resgatar a auto-estima dos educadores, pais e funcionários, fazendo com que tornem-se mais participativos e sintam-se importantes para o andamento da escola.
Dentro deste projeto, criar um site da escola, onde seja exposto trabalhos, informativos, informações que ajudem a divulgar nossa instituição enquanto escola, facilitando a comunicação dos pais/escola, comunidade/escola, até nas questões de parcerias, convênios e doações. Uma ferramenta a mais no desenvolvimento de nosso trabalho pedagógico.

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