quarta-feira, 27 de julho de 2011

Como elaborar pareceres descritivos


ASSESSORIA PEDAGÓGICA

E-mail e msn: Patileuck@yahoo.com.br/ blogspot.pedagojetos.com

Rua visconde de pelotas, 2255 ap 22.Caxias do sul

Fone: (54) 35347263/96289008





QUESTÕES NORTEADORAS PARA A ELABORAÇÃO DOS PARECERES:

·         Lembrar que o parecer é um documento. Não utilizar linguagem infantilizada;

·         Iniciar pontuando questões positivas;

·         Cuidar com  o tempo verbal do texto e a pessoa do verbo ( 3 pessoa) – mantendo a unidade;

·         Produzir um texto claro e objetivo;

·         Cuidar muito a concordância verbal e pontuação;

·         Lembrar da proposta pedagógica do PPP

·         Cuidar para não determinar questões avaliadas como definitivas, pois tudo é processo, e pode ser retomado;

·         Salienta-se que o parecer descritivo deve estar coerente com o processo de aprendizagem do aluno;

·         Todas as áreas do conhecimento devem ser descritas no parecer; linguagem, arte, ciências, sócio-históricos, educação matemática, ensino religioso, informática, atividades lúdicas, habilidades, recreação, proposta de convivência, etc.

·         Salienta-se que as mesmas devem aparecer de forma globalizada e não individualizada;



EXEMPLOS DE PARECERES:

Essa tem sido uma das atividades que parece desafia-la, provocando alguns ensaios de participação e curiosidades, pois quando........

Fulano, vem se manifestando cada vez mais nas atividades propostas, contribuindo nas discussões e dialogando com os colegas...

O crescimento de fulano em relação à aplicabilidade de alguns softwares ( tecnologia da área de informática) cresceu ao longo do trimestre...

Fulano gosta de auxiliar os colegas, apontando possibilidades de uso do raciocínio lógico nas situações vivenciadas em sala de aula...

Nos aspectos cognitivos, fulano ainda necessita do acompanhamento da professora em quase todas as atividades, pois na construção da leitura e escrita o trabalho deve ser continuo...

Fulana é uma criança calma que no decorrer do trimestre nos surpreendeu com suas conquistas.

Manteve bom convívio com a turma interagindo nas brincadeiras e atividades propostas.

Mantém um bom vínculo afetivo com as professoras e colegas, pois...

Nas atividades, nas brincadeiras nos jogos, nas atividades de estimulação, sente prazer em dramatizar histórias, situações do cotidiano, interpretando gravuras, destacando personagem e ações.

Fulana comunica-se de maneira espontânea com colegas e professoras, nesses momentos transmite preferencias, sentimentos e necessidades, expressa suas opiniões, relata suas vivencias nos diferentes contextos e situações de interação,

Fulana demostrou durante as atividades diárias, interesse e desenvoltura. Buscou estar sempre em contato com livros, histórias, conversas e diálogos com o grupo, para compreender tudo que acontece a sua volta.

Fulana está sempre presente, pois percebe que é parte fundamental no seu processo de aprendizagem, esses momentos lhe conduzem a novas descobertas.

O contato de diferentes tipos de texto, colocou fulana em contato constante com a linguagem e fez com que compreendesse de forma prazerosa e dinâmica o processo de leitura e escrita.

Fulana demostra interesse especial em histórias, pois reconta as conhecidas, organiza sua sequencia, descreve personagens, cenas, cenários, dramatizando e adaptando novos personagens e cenas.

A leitura espontânea assume um lugar importante na rotina das crianças, pois a partir de simples imagens, fulana expressa suas idéias, formula hipóteses,...

Fulana participa com entusiasmo das atividades em grupo compartilhando idéias e materiais...

Fulana diverte-se nas atividades realizadas no pátio, na área coberta, sótão encantado, salas especiais e nos demais espaços do Colégio...

Através do pensamento lógico-matemático, fulana vem construindo suas percepções, nas semelhanças, diferenças, sequências, grandezas, posições e sentidos, dessa forma seu desenvolvimento nas atividades que envolveram ações de classificar, seriar, comparar auxiliaram na construção e organização das regras de jogos e brincadeira.

É no brincar que a fulana desenvolveu seu senso de companheirismo, aprendendo a conviver com o ganho e a perda, compreendendo que proposta de convivência, existe para que todos exerçam seus direitos e deveres.

Através de estímulos, fulana enfrentou conflitos e desafios, ampliou seu horizonte para atuar com sucesso no presente e futuro em todas as situações em que o respeito e a singularidade são fundamentais.

No inicio da aula, fulana relato fatos do seu dia a dia associando os mesmos com os assuntos abordados em sala de aula, argumenta, levanta hipóteses, contribuindo para o bom desenvolvimento do grupo.

Todos os dias  começamos nossa aula com a rodinha, onde é realizada ...

Fulana possui interesse e participação nas atividades propostas, apresenta bom relacionamento com colegas e professoras,  trabalha em grupo, compartilha de materiais, jogos e brincadeiras.

Fulana demostra independência na realização das atividades, expressando suas idéias e fazendo intervenções na realização das atividades.

Durante as atividades realizadas neste trimestre fulano demostrou interesse e participação nas atividades realizadas. Respeita a proposta de convivência criada pela turma, colaborando com colegas e professoras.

Neste trimestre fulana desenvolveu suas habilidades de leitura, escrita e oralidade com êxito, onde consegue expor suas idéias com clareza, dentro de uma estruturas textual adequada.

Fulano  realiza leituras respeitando as pausas e compreendendo o que está lendo, facilitando em atividades que envolvem a interpretação e compreensão.

Fulana manuseia o caderno com autonomia e capricho, completando todas as tarefas propostas.

Para sanar as dificuldades ainda existentes, a professora trabalha muito com ... possibilitando ao aluno a construção do significado...

Em algumas atividades de leitura, compreensão e escrita ainda precisa do incentivo da professora, porém, percebemos que está ,mais seguro e autônomo para realiza-las.

Nas situações matemáticas consegue retirar os dados e solucionar os cálculos com facilidade

Neste trimestre foi trabalhado/ revisado...

Professoras, os pareceres devem ser individuais salientando o processo de aprendizagem de cada aluno.

Bom Trabalho, Patricia.








Projeto Colcha de retalhos: a escola ideal para meu filho



Devido a sua versatilidade, patchwork é uma das poucas artes de expressão

que tem força de unir e satisfazer os que amam o usável e os que amam a beleza. Os

que amam o passado e os que olham para o futuro.

O velho esta cansado de passar tempo demais dedicado ao trabalho que lhe

demos, ele precisa ser embalado para recuperar as suas forças. Através da

associação de um conto com a técnica de patchwork ele

pode jogar para fora o pensamento. Jogar fora, torna, de um certo modo, as

coisas mais leves. É o mesmo que pegar uma idéia ou uma iniciativa desgastada e as

renovar, tirando uma parte e acrescentando coisas novas. É um meio poderoso de

renovar ou reforçar uma intenção ou uma ação que se tornou ultrapassada.

Através do processo artístico há condições de compreender o mundo interno

do indivíduo. Quando se trabalha com Contos de Fada em associação com as Artes

Plásticas, descobre-se um caminho que transforma o ser humano por sua criatividade,

levando-o a ampliar suas potencialidades. Acredita-se que o indivíduo é capaz de

encontrar soluções criativas para sua vida, ter mais confiança em seu potencial,

buscar mais qualidade em suas relações com pessoas, com o mundo e com ele

mesmo, encontrando, com segurança, as resoluções de seus problemas.

Contos de Fada associados às Artes Plásticas trabalha, essencialmente, com a

emoção, promovendo a busca do auto-conhecimento, levando o indivíduo ao

crescimento pessoal e atuando como revelador e transformador do homem e do

mundo. As artes plásticas, por si só, desperta emoções antes contidas, renovando o

indivíduo, levando-o à descoberta de novas percepções de si mesmo, no mundo.

Consigna

Material: Folha de papel A3, Panô com tamanho A3, linhas de bordar de diversas

cores, cola de tecido, agulha, retalhos de tecidos diversos, lápis preto.

Desenvolvimento da técnica:

Em uma folha A3, deve-se criar um projeto em desenho com lápis preto a partir do

tema. Cada parte do projeto deve ser construído por vez, passando

cola no tecido antes e depois desta construção. Após a colagem dos tecidos

contornando as formas do projeto, deve-se, então, bordar com as linhas e a agulha,

como um contorno. Depois de pronto, dar uma mão de cola por cima de todo o projeto

para impermebilizá-lo. Durante a execução do projeto, todos devem ser estimulados a

falar sobre seus sentimentos e sobre o projeto em questão. No final, os panôs são

unidos formando uma colcha de retalhos. O grupo analisa o trabalho final.

Desenvolvimento da técnica:

Em uma folha A3, deve-se criar um projeto em desenho com lápis preto a partir

do tema gerado pelo grupo. Cada parte do projeto deve ser construído por vez,

passando cola no tecido antes e depois desta construção. Após a colagem dos tecidos

contornando as formas do projeto, deve-se, então, bordar com as linhas e a agulha,

como um contorno. Depois de pronto, dar uma mão de cola por cima de todo o projeto

para impermebilizá-lo. Durante a execução do projeto, todos devem ser estimulados a

falar sobre seus sentimentos e sobre o projeto em questão. No final, os panôs são

unidos formando uma colcha de retalhos. O grupo analisa o trabalho final.

Público Alvo:

Pais e responsáveis que desejam participar do Projeto “Colcha de Retalhos” com fins

Terapêuticos e de Auto-ajuda.

Recursos Materiais:

Folha de Papel A3 para cada integrante; Tecido liso, no tamanho A4 na cor de

preferência pessoal; linhas para bordar de cores diversas; cola para tecido; lápis preto;

retalhos de tecidos de diversos tamanhos, cores e estampas; agulhas de bordar.

Recursos Audiovisuais:

CD Player e data show