ESTIMULANTE PEDAGÓGICO
APRESENTAÇÃO: Embalagem com comprimido repleto de afeto e criatividade.
COMPOSIÇÃO: Cada comprimido contém: amor, humildade, conhecimento, criatividade, competência, alegria, coragem, energia, garra, paixão, constância, cumplicidade, solidariedade, companheirismo, interação, integração.
INFORMAÇÃO AO PACIENTE: Por todas as experiências que passamos e por tudo já que temos comprovado, não há dúvida que o Estimulante Pedagógico é o remédio ideal para qualquer mudança de concepção. Para que o tratamento atinja os objetivos, é indispensável dedicação total de corpo e alma para quem quer curar-se das causas e não apenas dos sintomas da doença. Para quem está disposto a sofrer uma transformação interior sem culpas.
EFEITOS COLATERAIS : O paciente logo de imediato consegue em sua prática pedagógica mudanças comportamentais em prol de uma aprendizagem significativa. A continuidade do tratamento produz modificações profundas no paciente, que começa a desenvolver uma fé consciente em si mesmo, além de certeza de que o ETIMULANTE PEDAGÓGICO é fundamental para encarar novos paradigmas.
INDICAÇÕES: Nos estados de apatia. preguiça, desinteresse, pessimismo, comodismo, “mesmismo”, desmotivação, descontrole emocional, baixa auto-estima, estresse, e em especial para aqueles que desistiram de sonhar ou desistiram de si mesmo.
CONTRA – INDICAÇÕES: Nem a ciência mais avançada encontrou ou encontrará contra-indicações para o amor, a positividade e a energia interior.
PRECAUÇÕES:Mantenha esse medicamento ao alcance de todos o profissionais para que possam ser contagiados. Mantenha também ao alcance de alunos. Não há prazo determinado de validade, podendo ser usado por toda a vida. Pode ser utilizado em parceria com pais, colegas e demais educadores de forma a envolver toda a comunidade.
POSOLOGIA: Adultos: 01 comprimido por dia, no desenrolar da prática pedagógica ou, se preferir, tomar todos os comprimidos em dose única, com resultado comprovadamente surpreendente. Crianças: O tratamento deverá começar pelos pais. Muito sorriso, muito carinho, muito desafio e estímulo constante dos sonhos e a criatividade fundamentando todo tratamento.
TECENDO TEIAS PARA A FORMAÇÃO REFLEXIVA DO PROFESSOR
CONTEXTUALIZANDO NOSSA PRÁTICA DOCENTE PARA A CONSTRUÇÃO DO PPP
O QUE QUEREMOS ?
A Educação age de acordo com condicionantes sociais e atua estratégicamente para a transformação da sociedade.
..... Importa interpretar a Educação como uma instância dialética, que serve a um projeto, a um modelo, a um ideal de sociedade. Se este projeto for conservador, mediará a conservação, contudo, se for transformador, mediará a transformação, se o projeto for autoritário, mediará a realização do autoritarismo, se o projeto for democrático, mediará a realização da democracia ( LUCKESI,1994)
Atividade 1: Que educação você quer como professor? Faça uma reflexão de sua prática, pegue um pedaço de tecido e relacione-o com a sua reflexão.
Atividade 2 : leia o texto” a educação como fenômeno global” , retire 5 palavras que se encaixem com a Educação que quer para si, como professor.
Atividade 3: Em grupos, montem um organograma sobre a educação.
O QUE SOMOS ?
A prática pedagógica é uma dimensão da prática social, a qual pressupõe a relação teoria-prática, condição necessária para a sua realização, devendo levar em conta a realidade concreta onde a escola se insere, seu contexto social. Assim, sendo, teoria e prática não existem uma sem a outra, e se encontram em indissolúvel unidade, dependendouma da outra num movimento de inlfuência mútua.
Para veiga ( 1989), a relação entre teoria e prática distingue duas outras perspectivas de prática pedagógica, respectivamente relacionadas com a visão dicotômica e a visão de unidade: a prática pedagógica repetitiva e acritica, e a prática pedagógica reflexiva e critica.
Para que a aprendizagem se efetive, destaca-se a importância de uma metodologia de ensino ( como ensinar) capaz de oferecer ao aluno diferentes situações de aprendizagem, as quais permitam que ele construa conhecimento. O “ como ensinar” relaciona-se à concepção de ensino do professor, que deve levar em consideração a realidade e as necessidades de seus alunos.
Atividade 4: Escreva as razões que levaram você a escolher esta profissão/ escreva duas frases mais comuns a respeito de nossa profissão na sala dos professores que lhe deixe muito encomodada.
O ideal de professor ou professor ideal – qual perfil?
Em Gabriela, Cravo e Canela romance de Jorge Amado) há um momento em que a filha de um coronel diz à sua mãe que pretendia casar-se com um professor. Ao que a mãe retruca, numa clássica
lição de realismo politico:” E o que é um professor, na ordem das coisas? Quem tem o ensino a ver com o poder? Como podem palavras se comparar com as armas? Por acaso a linguagem já destruiu e já construiu mundos?” ( Alves, 1983, p. 24)
Alves compara os educadores com velhas árvores, pois..... Possuem uma face, um nome, uma estória a ser contada. Habitam um mundo em que o que vale é a relação que os liga aos alunos, sendo que cada aluno é portador de um nome, também de uma estória, sofrendo tristezas e alimentando esperanças. E a educação é algo pra acontecer neste espaço invisivel e denso, que se estabelece a dois. ( ALVES,1983,p.13)
Delinear as caracteristicas de um professor ideal ou de uma educação melhorada não é uma tarefa fácil. Essas qualidades devem ser adaptáveis ao periodo histórico, à realidade da escola, ao tipo de ser humano que se deseja formar, àquilo que influencia no conhecimento do entorno da escola e dos saberes a ele atrelados; devem ser adaptados as necessidades socioculturais, econômicas e tecnológicas advindas da globalização. Por isso, exige-se agilidade da escola para que se situe nesse processo mais amplo.
Atividade 5: em grupos, delinear as qualidades de um professor progressista, diante de todas reflexões feitas até o momento.
Ensinar a pensar exige dos professores o conhecimento de estratégias de ensino e o desenvolvimento de suas próprias competências do pensar. Segundo Leite (2006),
• ..... Se o professor não dispõe de habilidades de pensamento, se não sabe “aprender a aprender”, se é incapaz de organizar e regular suas próprias atividades de aprednizagem, será
impossivel ajudar os alunos a potencializarem sua capacidades cognitivas.
Hoje, a LDB, e principalmente os PCNs nos cobram um preparo teórico-prático capaz de superar a fragmentação entre os dominios do conhecimento, para que ele alcance uma visão interdisciplinar. Para isso, segundo Libâneo( 1998,p. 30,31)
A FORMAÇÃO REFLEXIVA DO PROFESSOR
• Vivemos em uma constante mudança, na qual a Educação é a peça chave do desenvolvimento humano e de sua vivência na sociedade.
• Convivemos com incertezas e riscos, sobre o qual devemos refletir professor/escola, posicionar-mos sobre o presente, vislumbrando o futuro. Temos obrigação como escola de olhar novas formas de pensar e de viver a realidade e, em especial, preocuparmos-nos com nossa formação, como as escolas se redimensionam, procurando perceber como os membros dessa comunidade escolar se posicinam e se definem como investigadores frente aos fenômenos que se apresentam.Para tanto, é importante que busquemos uma escola e um professor reflexivo, que pense..... Nessa perspectiva o desenvolvimento de uma prática eficaz que venha a integrar o contexto institucional. O professor tem de se tornar um navegador atento à burocracia..... ( Schön – 1997, p.87 aput NEVES, 2006)
Atividade 6: Ninguém se torna um educador perfeito. Aquele que se acha perfeito acaba se transformando num grande risco para a comunidade educativa..... Diante desta reflexão , diga que modelo de professor és? Transmissor? Facilitador? Mediador? Inovador? Por que se acha dentro deste modelo?
Atividade 7: Represente de uma forma bem criativa sua metamorfose pedagógica para este ano que se inicia. Quais serão seus passos para se tornar uma linda educadora borboleta?