quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Sugestóes de atividades para hora do conto

  Todas estas atividades foram realizadas com alunos portadores de transtornos globais de desenvolvimento, onde procurei :
  •    Estimular a criatividade e imaginação através dos contos;
  •  Estimular o gosto pela leitura;
  •     Estimular  a seuqenciação de fatos;
  •  Trabalhar a coordenação motora global, atenção visual, percepção auditiva e estruturação espaço temporal;
  • Controlar os movimentos e treinar os musculos das mãos,
  •  Trabalhar a coordenação ampla e fina 
Hora do Conto: “ O sanduiche da Maricota”
   Atividade pedagógica: Atividade de recorte e colagem

 Sala de vídeo: Filme “ A galinha pintadinha” ( dançar com as crianças em frente ao espelho as músicas)
  Culinária: Sanduiche da maricota ( sanduiche natural)
Receita “ sanduiche da maricota”

2 fatias de pão de sanduiche
1 folha de alface
1 tomate cortado em rodelas
1 colher da milho verde
Maionese
1 fatia de queijo
1 fatia de presunto
Batata palha a gosto
Bom apetite
Confecção do avental “ arte na cozinha”
   Oficina de psicomotricidade: atividades de comando com bola no espaço recreativo
    Hora do Conto : Hora certa
 Brincadeiras de roda cantadas

 Sala de video: “ O galo chantecler”
  Culinária: Waffer decorado de relógio
 Confecção do cartaz dos ingredientes da receita
 Confecção do relógio de sucata

Eu utilizei tampinhas de garrafas, mas o educador pode criar o que sua imaginar permitir.
  Oficina de psicomotricidade: Andando nas fitas

Aqui podemos dar diversos comandos como: o que está a direita ande de um pé só, o da esquerda engatinha, e assim sucessivamente. Podemos usar a imaginação e criar diversos comandos.






  Hora do Conto: Encanto dos animais
 Atividade pedagógica de coordenação motora e textura

Utilizamos feijões e arroz para contornar o caracol.
 Sala de video: Madagascar
   Culinária : Biscoito de bichinhos
Receita da massa do biscoito:
           2 kg trigo (reserve)
4 copos de açúcar
1 copo de óleo
100 g de coco
500 g de amido de milho
1 colher de sopa sal
4 ovos
1 pacotinho de sal amoníaco
      1xícara de leite

Modo de preparo :
  • Misture o açúcar, o óleo, o amido de milho, o sal, os ovos e reserve
  • Dissolva o sal amoníaco no leite morno
  • Despeje sobre os demais ingredientes, misture e vá acrescentando trigo até obter o ponto que desejar
  • Meio firme para passar na máquina, ou firme para esticar a massa na mesa para cortar com forminhas de bolacha
  • Asse as bolachas em forno brando até dourar
Artesanato: Decopage em caixas de sapato












Visitação ao Zoológico com piquenique 
 Hora do conto: O caso do bolinho
Atividade pedagógica: bolinho de EVA para  alinhavar
  Filme: Tá chovendo Hamburger
   Culinária: Bolo de caneca
Ingredientes:
1 ovo pequeno
4 colheres (sopa) de leite
3 colheres (sopa) de óleo
2 colheres (sopa) rasas de chocolate em pó
4 colheres (sopa) rasas de farinha de trigo
4 colheres (sopa) rasas de açúcar
1 colher (café) rasa de fermento em pó

Modo de preparo:
Na própria caneca onde irá consumir, coloque o ovo e bata bem com um garfo
Coloque o óleo, o açúcar, o leite e o chocolate e bata mais
Coloque a farinha de trigo e o fermento e misture delicadamente até encorpar
Leve ao forno microondas por 3 minutos em potência alta
Informações Adicionais
Dicas: a caneca deve ter capacidade mínima de 300 ml.
A massa crua é mais mole que um bolo normal, mas não aumente a farinha, senão o bolo ficará duro.
Pode ser servido quente, com caldas, coberturas, castanhas, sorvete e o que mais a imaginação mandar.












  Artesanato: Biscuit de frutas ( prendedores)

 Confecção do livro de tecido sobre a história do caso do bolinho ( aqui deixar a criatividade da criança fluir)

    

















Oficina de psicomotricidade: corrida dos bolinhos ( aquela brincadeira tradicional da corrida com a colher na boca tendo que equilibrar o bolinho dentro da colher)

HORA DO CONTO : FESTA NO CÉU
avental de contação de histórias




Atividade pedagógica :  Confecção de máscaras dos personagens utilizando papel machê


Festa à fantasia


HORA DO CONTO: CASACO DE PASSARINHOS

Em sua opinião esta árvore possui vida?
- Qual a relação entre árvore e vida?
- Todas as árvores possuem relação com a vida?
- A vida se relaciona com outras coisas, outros seres?
Plano de discussão 4
.
- Onde se encontra vida?
- Porque existe vida?
- A vida é sempre a mesma?
- O que é vida?
- Como se pode expressar a compreensão da vida?

dobradura de passáros :
Mural 1:
Mural 2 :
Atividades  de arte plástica na lâmina de retroprojeto: