Todas estas atividades foram realizadas com alunos portadores de transtornos globais de desenvolvimento, onde procurei :
Estimular a criatividade e imaginação através dos contos;
Estimular o gosto pela leitura;
Estimular a seuqenciação de fatos;
Trabalhar a coordenação motora global, atenção visual, percepção auditiva e estruturação espaço temporal;
Controlar os movimentos e treinar os musculos das mãos,
Trabalhar a coordenação ampla e fina
Hora do Conto: “ O sanduiche da Maricota”
Atividade pedagógica: Atividade de recorte e colagem
Sala de vídeo: Filme “ A galinha pintadinha” ( dançar com as crianças em frente ao espelho as músicas)
Culinária: Sanduiche da maricota ( sanduiche natural)
Receita “ sanduiche da maricota”
2 fatias de pão de sanduiche
1 folha de alface
1 tomate cortado em rodelas
1 colher da milho verde
Maionese
1 fatia de queijo
1 fatia de presunto
Batata palha a gosto
Bom apetite
Confecção do avental “ arte na cozinha”
Oficina de psicomotricidade: atividades de comando com bola no espaço recreativo
Hora do Conto : Hora certa
Brincadeiras de roda cantadas
Sala de video: “ O galo chantecler”
Culinária: Waffer decorado de relógio
Confecção do cartaz dos ingredientes da receita
Confecção do relógio de sucata
 |
Eu utilizei tampinhas de garrafas, mas o educador pode criar o que sua imaginar permitir. |
Oficina de psicomotricidade: Andando nas fitas

Aqui podemos dar diversos comandos como: o que está a direita ande de um pé só, o da esquerda engatinha, e assim sucessivamente. Podemos usar a imaginação e criar diversos comandos.
Hora do Conto: Encanto dos animais
Atividade pedagógica de coordenação motora e textura
 |
Utilizamos feijões e arroz para contornar o caracol.
Sala de video: Madagascar
Culinária : Biscoito de bichinhos
Receita da massa do biscoito:
2 kg trigo (reserve)
4 copos de açúcar
1 copo de óleo
100 g de coco
500 g de amido de milho
1 colher de sopa sal
4 ovos
1 pacotinho de sal amoníaco
1xícara de leite
Modo de preparo :
Misture o açúcar, o óleo, o amido de milho, o sal, os ovos e reserve
Dissolva o sal amoníaco no leite morno
Despeje sobre os demais ingredientes, misture e vá acrescentando trigo até obter o ponto que desejar
Meio firme para passar na máquina, ou firme para esticar a massa na mesa para cortar com forminhas de bolacha
Asse as bolachas em forno brando até dourar
Artesanato: Decopage em caixas de sapato
Visitação ao Zoológico com piquenique
Hora do conto: O caso do bolinho
Atividade pedagógica: bolinho de EVA para alinhavar
Filme: Tá chovendo Hamburger
Culinária: Bolo de caneca
Ingredientes:
1 ovo pequeno
4 colheres (sopa) de leite
3 colheres (sopa) de óleo
2 colheres (sopa) rasas de chocolate em pó
4 colheres (sopa) rasas de farinha de trigo
4 colheres (sopa) rasas de açúcar
1 colher (café) rasa de fermento em pó
Modo de preparo:
Na própria caneca onde irá consumir, coloque o ovo e bata bem com um garfo
Coloque o óleo, o açúcar, o leite e o chocolate e bata mais
Coloque a farinha de trigo e o fermento e misture delicadamente até encorpar
Leve ao forno microondas por 3 minutos em potência alta
Informações Adicionais
Dicas: a caneca deve ter capacidade mínima de 300 ml. A massa crua é mais mole que um bolo normal, mas não aumente a farinha, senão o bolo ficará duro. Pode ser servido quente, com caldas, coberturas, castanhas, sorvete e o que mais a imaginação mandar.
Artesanato: Biscuit de frutas ( prendedores)
Confecção do livro de tecido sobre a história do caso do bolinho ( aqui deixar a criatividade da criança fluir)
Oficina de psicomotricidade: corrida dos bolinhos ( aquela brincadeira tradicional da corrida com a colher na boca tendo que equilibrar o bolinho dentro da colher)
HORA DO CONTO : FESTA NO CÉU
avental de contação de histórias
Atividade pedagógica : Confecção de máscaras dos personagens utilizando papel machê
|
Festa à fantasia
HORA DO CONTO: CASACO DE PASSARINHOS
Em sua opinião esta árvore possui vida?
- Qual a relação entre árvore e vida?
- Todas as árvores possuem relação com a vida?
- A vida se relaciona com outras coisas, outros seres?
Plano de discussão 4
.
- Onde se encontra vida?
- Porque existe vida?
- A vida é sempre a mesma?
- O que é vida?
- Como se pode expressar a compreensão da vida?
dobradura de passáros :
Mural 1:
Mural 2 :
Atividades de arte plástica na lâmina de retroprojeto: