Todas estas atividades foram realizadas com alunos portadores de transtornos globais de desenvolvimento, onde procurei :
- Estimular a criatividade e imaginação através dos contos;
- Estimular o gosto pela leitura;
- Estimular a seuqenciação de fatos;
- Trabalhar a coordenação motora global, atenção visual, percepção auditiva e estruturação espaço temporal;
- Controlar os movimentos e treinar os musculos das mãos,
- Trabalhar a coordenação ampla e fina
Hora do Conto: “ O sanduiche da Maricota”
Atividade pedagógica: Atividade de recorte e colagem
Sala de vídeo: Filme “ A galinha pintadinha” ( dançar com as crianças em frente ao espelho as músicas)
Culinária: Sanduiche da maricota ( sanduiche natural)
Receita “ sanduiche da maricota”
2 fatias de pão de sanduiche
1 folha de alface
1 tomate cortado em rodelas
1 colher da milho verde
Maionese
1 fatia de queijo
1 fatia de presunto
Batata palha a gosto
Bom apetite
Confecção do avental “ arte na cozinha”
Oficina de psicomotricidade: atividades de comando com bola no espaço recreativo
Hora do Conto : Hora certa
Brincadeiras de roda cantadas
Sala de video: “ O galo chantecler”
Culinária: Waffer decorado de relógio
Confecção do cartaz dos ingredientes da receita
Confecção do relógio de sucata
Eu utilizei tampinhas de garrafas, mas o educador pode criar o que sua imaginar permitir. |
Oficina de psicomotricidade: Andando nas fitas
Aqui podemos dar diversos comandos como: o que está a direita ande de um pé só, o da esquerda engatinha, e assim sucessivamente. Podemos usar a imaginação e criar diversos comandos.
Hora do Conto: Encanto dos animais
Atividade pedagógica de coordenação motora e textura
HORA DO CONTO: CASACO DE PASSARINHOS
Em sua opinião esta árvore possui vida?
- Qual a relação entre árvore e vida?
- Todas as árvores possuem relação com a vida?
- A vida se relaciona com outras coisas, outros seres?
Plano de discussão 4
.
- Onde se encontra vida?
- Porque existe vida?
- A vida é sempre a mesma?
- O que é vida?
- Como se pode expressar a compreensão da vida?dobradura de passáros :
Mural 1:
Mural 2 :
Atividades de arte plástica na lâmina de retroprojeto: