quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Palestra realizada no Congresso de cognição linguagem e aprendizagem em JUuiz de Fora - MG

Contribuição psicopedagógica diante da Epistemologia Genética, Neuropsicologia e Psicanálise nas dificuldades de aprendizagem

 

...Quando crescemos e fomos à escola
Havia certos professores que
Machucariam as crianças da forma que eles pudessem
Despejando escárnio
Sobre tudo o que fazíamos
E os expondo todas as nossas fraquezas
Mesmo que escondidas pelas crianças...
Dificuldades de aprendizagem surgem por vários fatores como:
qOrgânicos;
qEmocionais

qFísicos;


Onde entra a epistemologia em sala de aula?
Conhecimento professor
Planejar individual e coletivamente
Como aplicar a neuro psicologia em minha prática docente?
Estimulação ( desequilíbrio – equilíbrio)
Interpretar a fala do corpo discente
Psicanálise ? Em minha sala?
Olhar do professor  
Afeto aluno professor ( TECER TEIAS )
COMO SE DÁ A APRENDIZAGEM HUMANA?




Qual a porcentagem brasileira de crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem?
A) 10%
B) 20%
C) 40%
D) 5%
Qual a posição do Brasil do ranking mundial de consumo da Ritalina e similares?
A)5º lugar
B)10º lugar
C)1º lugar
D)2º lugar
" O professor pensa ensinar o que sabe, o que recolheu nos livros e da vida, mas o aluno aprende do professor não necessariamente o que o outro quer ensinar, mas aquilo que quer aprender."
( Affonso Romano de Sant’Anna )
Receita para superar dificuldades de aprendizagem
Episteme = conhecimento
O olhar para todos e para cada aluno
Conhecer a psique do aluno e sua história familiar
E principalmente , amar o que faz !
Livro " Temas em cognição linguagem e aprendizagem" . Artigos que  relatam sobre dificuldades de aprendizagem, excelentes autores. Fica a dica !
Interessados entrar em contato com o e-mail: patileuck@yahoo.com.br