domingo, 11 de abril de 2010

Eu e minha saúde ( parte 1 )

SITUAÇÃO PROBLEMA: 
Onde poderemos encaixar a matemática no conteúdo sobre alimentação? Quanto tempo será que levamos para fazer a digestão? Você sabe o que é IMC? Quanto consumimos de calorias por dia?

OBJETIVOS:
• ressaltar a importância de uma alimentação saudável para o funcionamento de nosso corpo;
• propiciar opções saudáveis para desenvolver hábitos alimentares que lhe tragam uma boa qualidade de vida.

EIXOS TEMÁTICOS:

• Sistema de numeração decimal e números racionais

• Números naturais;

• Operações com números decimais e racionais,

• Grandezas e medidas


CONSTRUÇÕES ESSENCIAIS:
• Leitura, escrita e ordenação dos números racionais,

• Reconhecimento de diferentes significados das frações em situações – problema: parte todo, quociente e razão

• Situações ´problemas envolvendo operações com números naturais racionais e o uso das técnicas operatórias com a compreensão dos processos envolvidos;

• Situações problema envolvendo as operações de adição e subtração de números racionais na forma decimal; porcentagem

• Reconhecimento de unidades de medidas usuais ou sistema métrico decimal.


ABORDAGEM:

1) Analise da tabela dos alimentos consumidos: observe na tabela o tempo de digestão de alguns alimentos. Quais destes alimentos citados demoram mais tempo para ser digeridos? Se o tempo de digestão de um prato de macarronada fosse o dobro do tempo determinado na tabela, quanto seria?

2) Com base na tabela realizada por você, vamos somar as calorias dos aliemtnos. Quantas calorias você consumiu em um dia?

3) Observe esta formula para calcular o IMC ( índice de massa corporal) IMC = peso

Altura X altura

Agora vamos tentar calcular o nosso IMC:

Texto sobre o IMC adequado a cada faixa etária, extraído da zero hora

4) tema de casa: pesquise a quantidade ideal caloria de uma criança de sua idade.

5) Problemas matemáticos sobre calorias, envolvendo multiplicação e divisão.

6) Tema de casa: Embasando-se no texto dos alimentos, retire os números matemáticos existentes. Calcule há quanto tempo existem: os alimentos na américa e o tempo entre o século 15 e 16. Pesquise qual foi o ano da criação da geladeira da luz e do progresso agrícola.

7) Laboratório de matemática: vamos representar em nosso abaco os números encontrados no tema . Agora vamos escrevê-los por extenso no caderno.

8) Você sabe o que é um século e como é representado? Que anos encontramos no século 15? E no 16? Como convertemos os séculos para anos?

9) Texto explicativo sobre séculos.

10) Culinária : faremos uma receita escolhida pelas crianças do nosso livro de receitas, trabalhando medidas e frações. Representar a receita em frações no caderno, agora em medidas. A que conclusão chegamos? Quanto gastamos para realizar a receita?

11) Texto matemático: obesidade no Brasil. Extraído da IBGE Analise do texto. Escreva com todas suas ordens, os numerais do texto que estão na forma simplificada. Problemas matemáticos envolvendo adição e subtração.
( pizza fracionária)
12) Texto : obesidade Infantil no RS, extraído da zero hora, 05/04/2010. Analise dos dados, porcentagens do texto. Com os dados obtidos no texto, introduzir frações e porcentagem.

13) Quadro comparativo de obesos no Brasil e crianças obesas no RS. Confecção de gráfico comparativo feito de caixa de leite.


14 Trabalhando com as química dos alimentos : complete o quadro dos aditivos sintéticos presentes nos alimentos industrializados que devem ter consumo restrito: aditivos ( gordura hidrogenada, açúcar, corantes,conservantes, sal, farinha refinadas) Onde é encontrado? Reação causada no organismo

15) Experimentos no laboratório de ciências: è importante mastigar bem, a ação da salivação, a acidez do suco gástrico, o movimento da digestão. e a composição dos alimentos. Relario conclusivo das experiências.


16) Texto : alerta as crianças gaúchas: doenças de adulto na infância- de mal com a balança, extraído da zero hora, 05/04/2010.

17) Faça uma síntese do texto, apontando os pontos mais importantes em sua opinião. Debate.

18) Confecção do portfólio “ os 10 mandamentos contra a obesidade infantil”, onde seão entregues aos pais e feito uma campanha de conscientização na escola para os colegas.