terça-feira, 30 de agosto de 2011

Semana do folclore e semana farroupilha

MEU ÁLBUM DE FOLCLORE
Nome ________________________________ data____________
Professora _____________     


( espaço reservado para ilustração da criança)



  
 
VOCÊ SABE O QUE É FOLCLORE?
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JÁ OUVIU ALGUMA HISTÓRIA SOBRE LENDAS? QUAL? __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



VAMOS OUVIR UMA LENDA  BEM FAMOSA:
O Saci-Pererê
Diz a lenda que o Saci-Pererê é um negrinho, baixinho, com uma perna só e que usa uma carapaça vermelha na cabeça que lhe dá poderes mágicos como aparecer e desaparecer em qualquer lugar e um cachimbo na boca.
O Saci-Pererê entra nas casas dos moradores, põe açúcar nas comidas, apaga o fogo, faz cócegas nas galinhas, irrita os cachorros solta os cavalos, assusta os viajantes, e muitas outras safadezas.
Diz a crença popular que o Saci-Pererê surge de redemoinhos de vento e não atravessa riachos e que para se livrarem do danadinho, carregam fumo e cachaça para dar-lhe de presente e torcem para que o mesmo vá embora.
Os meninos que eram filhos das escravas com os senhores, abandonados nas matas, morriam pagãos, e, por isso, viravam sacis.

Pinte de azul no texto acima, as palavras ditadas pela sua professora:
                                               
APRENDENDO UM POUCO MAIS...

Vocês sabiam que o Saci Pererê é a nossa lenda que melhor demonstra a união das nossas raças?
No início, os índios o conheciam como Yaci-Yaterê! Era um índio de uma perna só.
Quando os negros escravos ouviram a história, fizeram algumas modificações...
E ele virou “Saci”, era negro e tinha cachimbo...
Daí, os negros contaram para os portugueses...
E como os portugueses, naquela época, usavam gorro vermelho,colocaram um na cabeça do saci e ele virou Saci-Pererê!
Fonte: Você sabia Turma da Mônica nº3

Como você imagina um Saci Índio?
Desenhe-o no espaço ao lado.







Agora que você já sabe que o Saci é muito arteiro, me ajude a encontrar os objetos na cena abaixo que ele escondeu. Aproveite e escreva o nome deles ao lado.
Observe que a primeira letra já está feita.















   1-TESOURA
  2 - L........................................
  3 - X........................................
  4 - F........................................
  5 - C........................................
  6 - G........................................
  7 - T........................................
  8 - L........................................
  9 - B........................................
10 - J........................................







VAMOS MONTAR O SACI.
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( este saci e o Saci de cone , , a criança pinta, recorta e vai colando no cone de forma que o saci fique em pé.)

COLE O SACI NESTA FOLHA
( aqui cola-se o modelo do Saci articulado).











CANTIGAS FOLCLÓRICAS
Esta rua tem um bosque
Esta rua, esta rua tem um bosque,
que se chama, que se chama Solidão.
Dentro dele, dentro dele mora um anjo
que roubou, que roubou meu coração.
Se eu roubei, se eu roubei teu coração
tu roubaste, tu roubaste o meu também
Se eu roubei, se eu roubei teu coração
É porque, é porque te quero bem!


Desenhe a parte que mais gostou da cantiga.






























TRAVA-LÍNGUAS

Trava línguas são frases que têm a finalidade de desenvolver a fala  de pessoas com dificuldades em falar as palavras corretamente. - A fiandeira fia a farda do filho do feitor Felício.
- O peito do pé de Pedro é preto.   
- O pinto pia, a pia pinga, quanto mais o pinto pia, mais a pia pinga
.
- Vento veloz e vingativo varre a Várzea com violência voraz.
- O rato roeu a roupa do Rei de Roma a rainha com raiva resolveu remendar.
- Três pratos de trigo para três tigres tristes.

Escreva o trava-línguas que sua professora pedir.
........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
Agora complete os trava- línguas abaixo.

a)Um.......................................de trigo para o .................................................


b)O......................................roeu a roupa do   ............................... de  Roma.
C) Quanto mais o .................................pia mais a pia pinga.


d) Olha o ...........................................dentro do saco.



    O saco com  ............................................dentro.



    O saco batendo papo e o papo do......................................soltando vento.


CONTINUE A PARLENDA
Lá em cima do piano
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ADIVINHAÇÕES

O que é o que é?

1) Que quanto mais cresce menos se vê?

Escuridão

2) Quem fica cheio de boca para baixo, e vazio de boca para cima?


3) Que cai em pé e corre deitada?


4) Que parte e reparte e fica sempre do mesmo tamanho?
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a metade

5) Tem cabeça e não é gente, tem dente e não é pente?
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6) Pula pro ar, dá um estouro e vira pelo avesso.
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7) Quem morre em pé?
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8) Anda com os pés na cabeça?
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9) Dorme em pé e anda deitado?
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 VEJA AGORA ALGUNS DITADOS POPULARES
"Não deixe para amanhã o que pode ser feito hoje."
"Mais vale um pássaro na mão do que dois voando."
"Tempo é dinheiro!"
"Não há bem que sempre dure, nem mal que jamais acabe."
"Quem semeia vento, colhe tempestade."
"Macaco velho não bota a mão em cumbuca."
"Pior cego é o que não quer ver."
“Passar embaixo de escada dá azar!”

REPRESENTE ATRAVÉS DE DESENHO O DITADO POPULAR ABAIXO
"Quem não tem cão, caça com gato."






Confecção dos brinquedos folflóricos:

Boneca de pano aromárica: o objetivo é trabalhar a coordenação fina das meninas, onde elas terão que colocar a linha na agulha e costurar a boneca. De tema, eles convidam os pais a costumizarem a boneca.

Os meninos criam carrinhos com garrafas pets e caixas de leite ou remédio:




Hora do conto : Negrinho do Pastoreio

 No tempo da escravidão havia um estancieiro (fazendeiro) muito rico, que criava bois e cavalos. Era muito mau e gostava apenas de seu filho, também maldoso, e de um cavalo baio, muito veloz. Entre seus escravos havia um menino muito obediente e trabalhador, a quem ninguém havia se dado o trabalho de dar um nome, sendo chamado de Negrinho. Montava muito bem, e era encarregado de pastorear os cavalos. O estancieiro foi, um dia, desafiado para uma corrida de cavalos por um vizinho. O escolhido obviamente foi o baio, que seria montado pelo Negrinho. Os dois cavalos eram excelentes corredores mas, no dia da corrida, sabendo que corria por sua vida, o Negrinho conseguiu impor uma certa vantagem. Quase ao término da corrida, com o baio na frente, este se assusta e empina, perdendo a corrida. Ao voltarem à fazenda, o estancieiro disse ao Negrinho que este passaria trinta dias e trinta noites pastoreando o cavalo baio e outros trinta cavalos, mas, antes de deixá-lo ir, chicoteou-o até se cansar. O pequeno escravo, louco de dor, levou os cavalos para o pastoreio e amarrou o baio. Não agüentando de dor e cansaço, adormeceu. Algumas corujas que voejavam em torno assustaram os cavalos, que fugiram. O Negrinho acordou, mas devido à cerração (neblina) não conseguiu encontrá-los. O filho do estancieiro, que gostava de maltratar o menino, viu tudo e foi contar a seu pai. O Negrinho foi novamente chicoteado sem piedade, e lhe foi ordenado que voltasse para procurar os cavalos. Voltou para o pastoreio, mancando e sangrando, levando um toco de vela. Cada pingo de cera que caía, transformava-se numa luz tão brilhante, que logo tudo ficou tão iluminado que parecia dia, tornando-se fácil reunir os cavalos. De madrugada, o filho do estancieiro, que ainda não estava satisfeito com suas maldades, soltou e espantou o cavalo baio, indo contar a seu pai que o Negrinho tinha adormecido novamente e deixado os cavalos escapar. O estancieiro deu-lhe a terceira surra de chicote, até deixar o menino como morto. Mandou jogá-lo sobre um formigueiro, para não ter que mandar enterrá-lo. O corpinho foi imediatamente atacado pelas formigas, para regozijo do filho do estancieiro. Na manhã seguinte, quando o estancieiro voltou ao formigueiro, levou um imenso susto!! O menino estava de pé, todo risonho, perto do cavalo baio e dos outros trinta cavalos. Enquanto o estancieiro olhava, o Negrinho montou no baio e partiu acompanhado dos outros cavalos, em uma nuvem de poeira dourada, e dizem que muitos já o viram passar dessa maneira.... Ele some apenas três dias por ano, para visitar o formigueiro, pois as formigas tornaram-se suas amigas. Até hoje, quando se perde alguma coisa, basta chamar pelo Negrinho do Pastoreio, que ele consegue encontrar....
( enquanto a professora conta a história , ela vai apresentando as imagens com os personagens feitos de palitos de picolé, afixando estas no quadro)






Em seguida, a professora retira as imagens do quadro e solicita que falem a sequência que ocorreram os fatos aparecendo assim os personagens quando correta a resposta.
Entregar palitos de picolé ás crianças, solicitar que escolham um personagem e o reproduzam na folha A3. Colar e finalizar com os detalhes dos personagens utilizando lápis de cor, giz de cera ou tempêra.
Cruzadinha Semana Farroupilha


 Construir um mosaico com papel picado ( usando as mãos e não a tesoura)  com as cores da Bandeira ( vermelho, verde e amarelo)

Cuia de chimarrão:
 Trabalhando com texturas : solicitar que as crianças colem erva mate na parte indicada, cascas de ovo na cuia e papel laminado com palito de picolé para a bomba da cuia. Em seguida produzir um acróstico da palavra CHIMARRÃO, dando as caracteristicas desta bebida.







Trabalhando com obras de Artes sobre nossa Pátria, " obra de Andruchak, artista plástico de Minas Gerais.

Solicitar às crianças que façam uma releitura sobre a obra apresentada, pintando com tinta de sabonete
Receita da tinta:
1 dove ralado
1 pote pequeno  de água
e tintas têmperas  das cores da tela
     Misture a gosma de sabonete com cada cor da tinta têmpera.
Esta técnica vai dar brilho e  efeitos diferenciados nas obras das crianças, sem falar no cheiro . Ótimo para ser trabalhado os 5 sentidos.