segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Calendário poético



Justificativa:
A idéia de trabalhar com poemas surgiu da necessidade de ampliar o repertório literário das crianças, aproveitando para chamar a atenção deles para aspectos da poesia, como as rimas, a disposição das letras no papel e a característica lúdica e bela desses textos. Além do quê, quanto mais textos eles tiverem na memória, mais poderão arriscar-se a escrever e pensar sobre a escrita mais tarde.
Proporcionar uma atividade que fosse realmente lido e utilizado pelas crianças e suas famílias o tempo todo - um portador de texto realmente útil e visível. E aí veio a idéia de montar um calendário poético para o ano de 2011/ 2012.

DESENVOLVIMENTO:

 Inicialmente, as crianças devem analisar, ler e comparar diversos tipos de calendários. Folhinhas, cartões, panos de prato, calendários de mesa, imãs... Ler textos sobre por que as pessoas precisam marcar o tempo, e também sobre como surgiram os calendários. Em seguida confeccionar o calendário de folhinha, onde teremos mais espaço para escrever e desenhar.
Confeccionar para eles fichas de leitura dos poemas, para que fossem se acostumando a lê-los e vê-los escritos no papel As fichas ficaram à disposição deles para que vejam nas horas dos cantinhos e de brincadeiras, e pra que levem pra casa quando quiser.
A seguir, em duplas, as crianças constroem o calendários para os doze meses do ano. Com a minha ajuda, tentar fazer hipóteses sobre como esses números eram organizados, escritos e sequenciados.
Realizar atividades de leitura e escrita para ler e escrever os nomes dos meses

MÊS DE JANEIRO

O poema das Borboletas, de Vinícius de Moraes A atividade de leitura e escrita foi realizado por uma dupla de crianças. Ilustração sobre o poema. Aniversariantes do mês, e a estação do ano.


MÊS DE FEVEREIRO

O poema A foca, de Vinícius de Moraes tem estrofes de métrica perfeita e rimas tradicionais. trabalho de interpretação textual, rimas de palavras.


MÊS DE MARÇO

Este mês reservou uma atividade de leitura para a dupla Utilizaremos o texto produzido pela turma sobre o circo.

MÊS DE ABRIL

Aí temos outra atividade de leitura. O poema foi dado às crianças com as estrofes recortadas e misturadas. A tarefa era organizar e montar o poema na ordem correta, usando apenas as pistas que o próprio texto dava. Depois, eles localizaram no texto a palavra coelhinho e escreveram o título para o poema . O trabalho de artes também foi um desenho com interferência - também trabalhamos o conteudo de Páscoa e animais.

MÊS DE MAIO

Poema mês de Maria é um poema . Uma homenagem a todas as mães da escola. Produzimos um mural de  corações com frases para nossas mães. O quão importantes são para o desenvolvimento de seus filhos.

MÊS DE JUNHO

Quadrinhas tradicionais unidas ao talento do poeta Sérgio Caparelli resultaram num texto divertido e cheio de rimas, que as crianças adoram repetir. A idéia foi fazer o mesmo que a dupla do mês de fevereiro escrever as palavras das rimas com o alfabeto móvel, e depois registrá-las.
As crianças discutiram bastante, reformularam, e no final anotaram as palavras no papel.
O trabalho de artes foi um desenho temático, dirigido. Em cinco espaços, estavam cinco palavras-chave de cada quadrinha, que as crianças ilustraram com caneta preta e lápis de cor


MÊS DE JULHO
 ^Neste mês procuramos trabalhar o aniversário de nascimento de Irmã Barbará maix, da congregação de nossa escola. Utilizamos a oração de Barbara, e as crianças costumizaram sua imagem na informática.Porém deixo outra alternativa para este mês, pois aqui é uma data bem especifica de nossa instituição. Veja esta dica:
A música-poema "A Porta", de Vinícius de Moraes, é cheia de substantivos palavras que as crianças têm bastante facilidade para escrever.
No caso da dupla que escreve nessa atividade, eles fazem várias discussões e registram, de acordo com suas hipóteses de escrita, as palavras que faltam no poema. Para a ilustração, as crianças recebem uma folha com uma abertura, imitando uma porta. Ali, eles podem bolar situações, usando a frente e o meio da folha.

MÊS DE AGOSTO

Aqui aproveitamos o mês do estudante e trabalhamos com o poema " Fui na escola".  trabalhamos classificação e seriação: listar o que utilizamos na escola? vamos organizar nosso material na mochila?



MÊS DE SETEMBRO

Mais uma vez, os alunos experimentaram usar suas estratégias de leitura para organizar as estrofes misturadas do poema "A Cachorrinha". É interessante ver como eles tentam descobrir a ordem das palavras usando similaridades e pistas, como verdadeiros detetives. A ilustração também foi feita com guache e pincel.

MÊS DE OUTUBRO

A principal tarefa dessa dupla de crianças era descobrir, entre os doze títulos, onde estava escrito "Uma Palmada Bem Dada", de Cecília Meireles.
Fazendo suposições sobre o tamanho da frase, as letras iniciais das palavras e as letras finais, eles foram eliminando possibilidades até descobrir o título correto. Parece simples, mas para as crianças é um grande esforço de leitura.
O trabalho de artes foi um desenho com lápis grafite grosso ( HB, 4B e 6B ). A falta de cor na ilustração
reforça a impressão ruim que as crianças têm da menina manhosa, personagem principal do poema.

MÊS DE NOVEMBRO
Mais uma vez buscamos trabalhar a Beata Barbara Maix, pois neste completará 1 ano de beatificação. Utilizamos a oração de auxilio a Barbara, e pesquisamos seu blog na internet.


MÊS DE DEZEMBRO

O poema o presente é curioso para as crianças na oralidade e na escrita. 
Todos os trabalhos feitos, foi a hora de editar o calendário, e finalizá-lo. Decidimos a ordem dos poemas, casando com os meses. Fizemos todas as cópias dos textos e dos calendários em xerox. Depois, separamos as folhas de todos. As crianças fizeram todo o trabalho de colagem e organização. 


No final deste calendário 2011, que utilizaremos em  sala de aula. Concluida esta parte manual, vamos confecccionar o mesmo  calendário na informática, onde ao término mandaremos para a gráfica para editar uma cópia a cada aluno  da turma.


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