sexta-feira, 16 de outubro de 2009

projeto qualidade de vida de meu bairro....



Objetivos:
Destacar a importância de um ambiente externo que leve a criança a observar e comentar sobre os fenômenos naturais, desenvolvendo a percepção dos sentidos, mantendo contato com os bichos e plantas, com a luz natural e com sons, aromas e sabores;
A importância da respiração e do relaxamento para uma vida saudável, bem como a conservação das árvores e plantas para a purificação do ar, não esquecendo de trabalhar a higiene do órgão (nariz);
Trabalhar com espécies já extintas, como tudo começou: dinossauros.
Conscientização da poluição do ar;
Identificar a interferência danosa do homem na natureza por meio da formação de industrias poluidoras do ambiente e também devido à destruição das matas ciliares;
Desenvolver nas crianças o senso de responsabilidade pela preservação do meio ambiente, destacando a terra como fonte de vida, ressaltando que o solo serve de sustentação para a vegetação;
Reconhecer a importância de proteger a vegetação urbana
Observar a diversidade de vegetais
Compreender os impactos negativos na qualidade de vida causados pela degradação das áreas verdes urbanas,
Compreender a importância da vegetação urbana no equilíbrio climático;
Perceber os vegetais como seres vivos que merecem respeito.

Atividades desenvolvidas:
De quem é esse nariz? Tirar fotos dos narizes explicando as diferenças e semelhanças do nariz,
Que cheiro é esse? Simular várias situações onde temos que expor a respiração, e que reações temos;
Modelar dinossauros de massa de modelar, e confeccionar uma maquete pré-histórica,
Jogo dos cartões: trabalhando as matas, ar puro e extinção doam animais,
Campanha de conscientização da poluição do ar, medidor de ar: experiência cientifica-as crianças deverão deixar uma flâmula branca em um canto externo de sua casa e outra no interior, avaliar todos os dias durante um mês, anotando os resultados e sua conclusão;
Plante uma arvore;
Seguindo o curso do rio: a criança acompanhará o curso do rio desde sua nascente, passando por todas as transformações do homem e da poluição,
Confecção do painel: aquecimento global;
Carbom free: explicar essa iniciativa que esta tomando conta do mundo, fazer os cálculos para se avaliar o quanto emitimos gases, e quantas arvores deveremos plantar em troca, visitar as fábricas locais (do bairro) conscientizando-os da poluição, e realizando os cálculos com os mesmos, convidando-os a participar desse movimento,
Procurar e fotografar lixos clandestinos pelo bairro, realizar gráficos e entrevistas com a população sobre esse mal: o LIXO;
Jogo das moléculas: os alunos podem entender melhor como funciona a camada de ozônio, onde eles próprios serão os átomos e raios solares;
Trabalhar o dia do solo utilizando a musica Dia de índio – Rita Lee, dramatização da musica,
Texto o homem e o meio ambiente – (Paulo César Dantes de oliveira), trabalhar vocabulário,
Passeio pelos arredores da escola coletando lixo e plantas;
Confecção e exposição de objetos de arte;
Acompanhamento do desenvolvimento de uma planta;
Dramatização: eu sou (o aluno será uma planta ou uma arvore) onde deverá representar as reações quando situações de poluição e maus tratos acorrerem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua sugestão ou comentário.