quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

cont_linguagem: Arteterapia: do isolamento à construção de uma identidade

cohttp://opiniaoenoticia.com.br/vida/saude/arteterapia-do-isolamento-a-construcao-de-uma-identidade/?optin
Processos terapêuticos
Arteterapia: do isolamento à construção de uma identidade
Emanuelle Bezerra

Uma punição por discordar dos métodos adotados nas enfermarias e a doutora Nise da Silveira inaugura no Brasil, em 1946, uma das terapias mais crescentes no país: a arteterapia. Ela se recusava a aplicar eletrochoques em seus pacientes e por isso foi transferida para o departamento de terapia ocupacional, o que seria uma punição, pois essa vertente era menosprezada pelos médicos na época. Mas Nise fez disso uma oportunidade de seus pacientes se expressarem e interagirem com o mundo por meio das artes.

No lugar das tradicionais tarefas de limpeza e manutenção que os pacientes exerciam sob o título de terapia ocupacional, ela criou ateliês de pintura e modelagem e, com isso, revolucionou a Psiquiatria então praticada no país. A intenção da doutora era possibilitar aos doentes um contato com a realidade por meio da criatividade. A produção nestes ateliês foi tão intensa que despertou grande interesse científico e mostrou a utilidade de técnicas artísticas no tratamento psiquiátrico. O legado que a doutora Nise da Silveira deixou para a medicina foi de tamanha importância, que o espaço onde estava instalado o Centro Psquiátrico Pedro II foi transformado no Museu de Imagens do Inconsciente para expor as obras dos pacientes. Inicialmente o museu serviu para, por meio do estudo de imagens e símbolos, acompanhar o quadro clínico dos doentes.

Inspirados no trabalho de Nise da Silveira, inúmeros profissionais passaram a se utilizar destas técnicas no tratamento de transtornos mentais. Mas, ao contrário do que possa parecer, a arterapia não é uma terapia alternativa, como explica a psicóloga e arterapeuta Angela Philippini. “Fora do Brasil este processo já existe há 55 anos, foi criado por Jung e é um campo de conhecimento muito específico”. O trabalho de Nise da Silveira foi contemporâneo aos primeiros pesquisadores dos outros países. Nise foi aluna de Jung.

O psicólogo Sidney Dantas, que também é musicoterapeuta do Centro Psiquiátrico do Rio de Janeiro, conta que esses dispositivos no tratamento, seriam inimagináveis nas décadas passadas, antes da Reforma Psiquiátrica, que teve início em 1970. “A partir desta data o que acontecia nos ‘porões’ dos sanatórios começou a vir à tona. Era uma falta de humanidade da própria classe médica, tratamentos violentos, que quando foram expostos, obrigaram as autoridades a reformar o sistema”, conta.

O tratamento dos portadores de transtornos mentais era baseado no isolamento. A rotina não permitia que o paciente tivesse uma vida normal. A lei antimanicomial trouxe um desafio para a classe médica: tirar o paciente deste isolamento e inseri-lo na comunidade. Com a arte, vista inicialmente como um complemento, isso mudou. Segundo Dantas, o isolamento não permitia a melhora no quadro clínico. O psicólogo afirma que este processo artístico atende a esta necessidade. “Desta maneira o paciente pode se expressar, interagir com o mundo, se sentir útil e aceito. Há algo que ele sabe fazer bem. Então escolhe as atividades com as quais tem mais afinidade, descobre e mostra seus talentos”.

Já Angela não pôde empregar as técnicas aprendidas no mestrado em Criatividade na instituição em que trabalhava, então decidiu fundar o Instituto Pomar, em 1982. “A vida das pessoas que são tratadas com arte muda substancialmente. São mudanças muito fortes, muito positivas de auto-imagem, de fortalecimento de identidade, na coragem de se comunicar de maneira mais clara e objetiva. Isso a arte pode fazer pelas pessoas, fazer com que se expressem de um jeito mais diversificado”. Ela diz também que há alguns anos os profissionais de saúde se tornaram mais dispostos a implementar a arte nos processos terapêuticos. “Esta metodologia aqui no Brasil ainda é considerada inovadora”, diz.

Além de transtornos mentias a arteterapia ajuda no controle de problemas neurológicos. “Na realidade a arteterapia tem uma ampla elegibilidade, o que significa que ela pode atender a vários tipos de processos de adoecimento, deste os transtornos mais graves a problemas de ordem neurótica”. Isso significa que as pessoas que sofrem com problemas da vida cotidiana, como stress, podem ser beneficiadas por este processo terapêutico. Em arteterapia existem vários campos de especialização, com a psicopedagogia. Esta vertente trata das dificuldades de aprendizagem, das de ordem pscicomotoras etc.

Além do controle, e, em alguns casos, a cura, a arte traz a inclusão do doente. O trabalho de arteterapia parte do pressuposto de que a criatividade é inerente ao ser humano. “Todas as pessoas podem se expressar através das artes, podem criar, todas as pessoas têm uma potencialidade, uma habilidade, um talento. Esse processo vai despertar essa consciência, o que beneficia várias áreas da vida do indivíduo. Na minha opinião, essa é a revolução da arteterapia. O fortalecimento do indivíduo por meio da sua própria criatividade”, encerra.

Henri Wallon - Educar para Crescer

Henri Wallon - Educar para Crescer

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Palestra ministrada pelo médico psiquiatra Dr. Içami Tiba, em Curitiba, 23/07/08.

http://educacao.uol.com.br/colunas/icami_tibahttp://downloads.uol.com.br/windows/educativos/O palestrante é membro eleito do Board of Directors of the International Association of Group Psychotherapy. Conselheiro do Instituto Nacional de Capacitação e Educação para o Trabalho "Via de Acesso".

Professor de cursos e workshops no Brasil e no Exterior.

Em pesquisa realizada em março de 2004, pelo IBOPE, entre os psicólogos do Conselho Federal de Psicologia, os entrevistados colocaram o Dr. Içami Tiba como terceiro autor de referência e admiração - o primeiro nacional.

• 1º- lugar: Sigmund Freud;

• 2º- lugar: Gustav Jung;

• 3º- lugar: Içami Tiba.

1. A educação não pode ser delegada à escola.. Aluno é transitório. Filho é para sempre.

2. O quarto não é lugar para fazer criança cumprir castigo. Não se pode castigar com internet, som, tv, etc...

3. Educar significa punir as condutas derivadas de um comportamento errôneo. Queimou índio pataxó, a pena (condenação judicial) deve ser passar o dia todo em hospital de queimados.

4. É preciso confrontar o que o filho conta com a verdade real. Se falar que professor o xingou, tem que ir até a escola e ouvir o outro lado, além das testemunhas.

5. Informação é diferente de conhecimento. O ato de conhecer vem após o ato de ser informado de alguma coisa. Não são todos que conhecem. Conhecer camisinha e não usar significa que não se tem o conhecimento da prevenção que a camisinha proporciona.

6. A autoridade deve ser compartilhada entre os pais. Ambos devem mandar. Não podem sucumbir aos desejos da criança. Criança não quer comer? A mãe não pode alimentá-la. A criança deve aguardar até a próxima refeição que a família fará. A criança não pode alterar as regras da casa. A mãe NÃO PODE interferir nas regras ditadas pelo pai (e nas punições também) e vice-versa. Se o pai determinar que não haverá um passeio, a mãe não pode interferir. Tem que respeitar sob pena de criar um delinquente.

7. Em casa que tem comida, criança não morre de fome . Se ela quiser comer, saberá a hora. E é o adulto quem tem que dizer QUAL É A HORA de se comer e o que comer.

8. A criança deve ser capaz de explicar aos pais a matéria que estudou e na qual será testada. Não pode simplesmente repetir, decorado. Tem que entender.

9. É preciso transmitir aos filhos a idéia de que temos de produzir o máximo que podemos. Isto porque na vida não podemos aceitar a média exigida pelo colégio: não podemos dar 70% de nós, ou seja, não podemos tirar 7,0.

10. As drogas e a gravidez indesejada estão em alta porque os adolescentes estão em busca de prazer. E o prazer é inconsequente.

11. A gravidez é um sucesso biológico e um fracasso sob o ponto de vista sexual.

12. Maconha não produz efeito só quando é utilizada. Quem está são, mas é dependente, agride a mãe para poder sair de casa, para fazer uso da droga . A mãe deve, então, virar as costas e não aceitar as agressões. Não pode ficar discutindo e tentando dissuadi-lo da idéia. Tem que dizer que não conversará com ele e pronto. Deve 'abandoná-lo'.



13. A mãe é incompetente para 'abandonar' o filho. Se soubesse fazê-lo, o filho a respeitaria. Como sabe que a mãe está sempre ali, não a respeita.

14. Se o pai ficar nervoso porque o filho aprontou alguma coisa, não deve alterar a voz. Deve dizer que está nervoso e, por isso, não quer discussão até ficar calmo. A calmaria, deve o pai dizer, virá em 2, 3, 4 dias. Enquanto isso, o videogame, as saídas, a balada, ficarão suspensas, até ele se acalmar e aplicar o devido castigo.

15. Se o filho não aprendeu ganhando, tem que aprender perdendo.

16. Não pode prometer presente pelo sucesso que é sua obrigação. Tirar nota boa é obrigação. Não xingar avós é obrigação. Ser polido é obrigação. Passar no vestibular é obrigação. Se ganhou o carro após o vestibular, ele o perderá se for mal na faculdade.

17. Quem educa filho é pai e mãe. Avós não podem interferir na educação do neto, de maneira alguma. Jamais. Não é cabível palpite. Nunca.

18. Muitas são desequilibradas ou mesmo loucas. Devem ser tratadas. (palavras dele).

19. Se a mãe engolir sapos do filho, ele pensará que a sociedade terá que engolir também.

20. Videogames são um perigo: os pais têm que explicar como é a realidade, mostrar que na vida real não existem 'vidas', e sim uma única vida. Não dá para morrer e reencarnar. Não dá para apostar tudo, apertar o botão e zerar a dívida.

21. Professor tem que ser líder. Inspirar liderança. Não pode apenas bater cartão.

22. Pais e mães não pode se valer do filho por uma inabilidade que eles tenham. 'Filho, digite isso aqui pra mim porque não sei lidar com o computador'. Pais têm que saber usar o Skype, pois no mundo em que a ligação é gratuita pelo Skype, é inconcebível pagarem para falar com o filho que mora longe.

23. O erro mais frequente na educação do filho é colocá-lo no topo da casa. O filho não pode ser a razão de viver de um casal. O filho é um dos elementos. O casal tem que deixá-lo, no máximo, no mesmo nível que eles. A sociedade pagará o preço quando alguém é educado achando-se o centro do universo.

24. Filhos drogados são aqueles que sempre estiveram no topo da família.

25. Cair na conversa do filho é criar um marginal. Filho não pode dar palpite em coisa de adulto. Se ele quiser opinar sobre qual deve ser a geladeira, terá que mostrar qual é o consumo (KWh) da que ele indicar. Se quiser dizer como deve ser a nova casa, tem que dizer quanto isso (seus supostos luxos) incrementará o gasto final.

26. Dinheiro 'a rodo' para o filho é prejudicial. Mesmo que os pais o tenham, precisam controlar e ensinar a gastar.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Uma homenagem bem-humorada aos herois da educaçao n o B rasil !

ADMITA !!!

O professor está sempre errado.
O material escolar mais barato que existe na praça

é o professor!

É jovem, não tem experiência.

É velho, está superado.

Não tem automóvel, é um pobre coitado.

Tem automóvel, chora de "barriga cheia'.

Fala em voz alta, vive gritando.

Fala em tom normal, ninguém escuta.

Não falta ao colégio, é um 'caxias'.

Precisa faltar, é um 'turista'.

Conversa com os outros professores,

está 'malhando' os alunos.

Não conversa, é um desligado.

Dá muita matéria, não tem dó do aluno.

Dá pouca matéria, não prepara os alunos.

Brinca com a turma, é metido a engraçado.

Não brinca com a turma, é um chato.

Chama a atenção, é um grosso.

Não chama a atenção, não sabe se impor.

A prova é longa, não dá tempo.

A prova é curta, tira as chances do aluno.

Escreve muito, não explica.

Explica muito, o caderno não tem nada.

Fala corretamente, ninguém entende.

Fala a 'língua' do aluno, não tem vocabulário.

Exige, é rude.

Elogia, é debochado.

O aluno é reprovado, é perseguição.

O aluno é aprovado, 'deu mole'.

É, o professor está sempre errado, mas...
se conseguiu ler até aqui, agradeça a ele!



(Jô Soares)

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

orkut - meus vídeos

orkut - meus vídeos